Skip links

Programa Pátria Voluntária promove campanha de doação de cobertores e mantas em Brasília (DF)

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado (Pátria Voluntária) realizou, no dia 30 de junho, parte da entrega das doações de mantas e chinelos arrecadados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), para beneficiar pessoas em situação de rua. A iniciativa partiu da presidente do Conselho do Programa, Michelle Bolsonaro, a partir de um pedido da ONG Mãos Solidárias, que precisava de ajuda para atender cerca de 200 homens que hoje estão abrigados no Alojamento Provisório da Ceilândia, a cerca de 30km de Brasília.

No dia 29 de julho, acompanhada da equipe do programa, a senhora Michelle Bolsonaro foi, pessoalmente, buscar os donativos nos ministérios, que foram os pontos de coleta. Participaram da ação: Controladoria-Geral da União, Advocacia-Geral da União, Hospital das Forças Armadas, Ministério da Defesa, Gabinete de Segurança Institucional, Secretaria-Geral da Presidência da República, Casa Civil, Ministério do Turismo, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Educação, Ministério da Cidadania, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Ministério das Relações Exteriores. Todos os itens recolhidos foram doados por servidores dos ministérios.

A mobilização dos servidores e dos Ministros pela solidariedade foi tanta que será possível contemplar outras instituições que também necessitam desses itens. Em Ceilândia, já foram entregues 200 mantas, 50 cobertores e 200 pares de chinelos. A estrutura foi montada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para acolher a população em situação de rua neste período de pandemia da Covid-19. A ONG Mãos Solidárias atua em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF nesse atendimento.

Para o chefe de cozinha, Danilo Rodrigues, a assistência que tem recebido no abrigo tem sido sua oportunidade de voltar a uma rotina normal e ainda poder praticar o voluntariado. “Chegando aqui eu encontrei uma família. Fui acolhido e reconstruí minha autoestima. Hoje eu ajudo os abrigados em uma nova atividade, fazendo esfirras e pizzas, pra que eles tenham uma oportunidade lá fora. Desisti de outros trabalhos pra seguir ajudando a instituição com esse trabalho solidário”, contou.

A secretária Mayara Noronha Rocha, também Primeira-dama do DF, acompanhou a entrega e apresentou o projeto à presidente do Conselho Pátria Voluntária. Elas visitaram a estrutura do alojamento e puderam conhecer um pouco das histórias dos abrigados. Outras instituições também serão contempladas com as doações. E uma segunda etapa de arrecadação de itens para o inverno será realizada, agora com a participação da sociedade civil, marcando também o aniversário de um ano do Programa Pátria Voluntária, que será celebrado no dia 9 de julho.

Uma segunda etapa da campanha será realizada, a partir de 3 de julho, e contará com pontos de coleta espalhados pela capital federal para receber doações de toda população.

O Programa

O Programa Pátria Voluntária, que é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, tem por objetivo fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo, além de estimular o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um país mais justo e mais solidário. A Plataforma patriavoluntaria.org também está disponível para que organizações sociais promovam campanhas de doação financeira e já conta com mais de 600 instituições cadastradas.

Leave a comment

Name*

Website

Comment