Skip links

Forma de

atuação

O que você faz bem pode fazer bem a alguém

Nossas ações tem como objetivo promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social.

Somos uma instituição comunitária que realiza ações visando promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social. Para isso, desenvolvemos programas de assistência social junto à comunidade, voltados ao atendimento às famílias moradoras do Sol Nascente, sendo desenvolvido atendimento as crianças e adolescentes, acompanhamento familiar, geração de renda, inclusão social e digital, atendimento psicológico, pedagógico, qualificação profissional, oficinas, além de ações voltadas a distribuição de alimentos, material escolar, agasalhos, móveis e eletrodomésticos.

No ano de 2018 a instituição manteve cadastradas cerca de 180 famílias assistidas. Teve permanentemente 210 crianças e adolescente matriculados em atendimento de caráter continuado. Conforme exigência legal e para atendimento adequado e qualificado, a instituição conta com: assistente social, pedagoga, oficineiros (música, arte, dança, esportes, teatro, cozinha e informática), além das recreacionistas para as crianças da Associação.

A instituição conta ainda com o projeto de cursos de estética, onde as participantes aprendem um novo ofício que poderá contribuir para a sua vida pessoal e/ou profissional lhe proporcionando possibilidade de geração de renda e autonomia financeira. Neste projeto as participantes aprendem técnicas de maquiagem, cabelo, designer de sobrancelhas. Atualmente se mostra de grande relevância social e pública o papel que a Associação Mãos Solidárias desempenha junto à comunidade atendida, uma vez que o foco de atuação se dá em uma região de extrema carência da cidade de Brasília.

Seleção dos participantes/execução e monitoramento

Os pais interessados em colocar seus fi lhos para participar das atividades propostas pela Associação Mãos Solidárias, deverão ser residentes da comunidade Sol Nascente e ter seus filhos regularmente matriculados em uma escola da região. As atividades serão realizadas sempre nos dias e horários pré-agendados e para permanecer participando, é necessário ter um mínimo de 80% de frequência nas atividades realizadas, caso as faltas excedam a porcentagem estipulada, sem nenhuma justificativa, a vaga será ofertada para outra criança com os mesmos requisitos de moradia e escolaridade, citados acima.

No caso de cursos profissionalizantes, a interessada deverá além de ser moradora da comunidade, preencher uma ficha de inscrição mostrando o interesse em participar, as vagas serão limitadas de acordo com a profissional responsável pelo curso e o espaço utilizado, para garantir a qualidade do mesmo. Os dias da semana e horários serão definidos previamente e divulgados juntamente com a oportunidade do curso, ao final terá certificado de conclusão para as participantes.

Infraestrutura da entidade

A instituição possui 05 espaços para desenvolvimento das atividades, todos são locados e com contrato até 2021, cada espaço possui cerca de 80 metros de área.

Capacidade de atendimento

O projeto Mãos Solidárias possui capacidade de atendimento para 230 crianças em atividades regulares, que são realizadas nos períodos matutino e vespertino, em contra turno escolar, conforme citado anteriormente. Quanto as atividades feitas de forma esporádicas, como os cursos profissionalizantes, a turma varia de 20 a 40 mulheres.

Abrangência territorial

A Associação Mãos Solidárias, atendeu, em 2018, a 230 crianças e adolescentes, residentes da comunidade Sol Nascente Trecho III, em Ceilândia Sul – Brasília – DF, na faixa etária de 4 a 17 anos, de ambos os sexos. Por enquanto o projeto, é apenas local, dentro da região acima citada.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento da Associação é de segunda à sábado de 8h às 11h no turno da manhã e de 14h às 17h no turno da tarde. Pratica-se um padrão de cronograma diário, com carga horária de 30 horas semanais por turno. Em janeiro e julho a Associação entra em recesso.

Com a sua ajuda podemos transformar sonhos em realidade

Consideramos Associação Cristã Mãos Solidárias uma entidade abençoada, pois apesar das dificuldades enfrentadas até aqui, da falta de estrutura para realizar os fins a que se propõe, da falta de recursos financeiros, materiais e humanos, da dificuldade de conseguir adeptos para o trabalho voluntário e da falta de apoio governamental, ela continua em funcionamento, sempre com a ajuda de pessoas de boa vontade, às quais agradecemos pela confiança e gesto de amor, pois são quem nos ajudam a honrar nossos principais compromissos para manter a Creche e as demais atividades.

Torne-se nosso parceiro