Skip links

Um pouco da nossa história e de quem somos

Em 15 de julho de 2013 no Sol Nascente, nascia o Projeto Mãos Solidárias, uma pequena semente de solidariedade, quando seu fundador, Wanderly de Sousa Santos, assistindo TV, viu uma reportagem em emissora local e se sensibilizou com a história de uma família com 17 crianças vivendo em uma pobreza extrema. Ele se dirigiu ao Sol Nascente e após este primeiro contato, surgiu o Projeto que ao longo dos anos tem crescido e produzido muitos frutos, comprometido com a promoção dos direitos humanos.

O projeto tem a missão de levar esperança e oportunidade para transformação de vida as famílias carentes do Sol Nascente. Para isso foi desenvolvido um programa sócio-educacional inovador que inclui assistência social, saúde, esporte, lazer e cultura, tudo isso com objetivo de promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

São mais de 240 crianças de 4 a 17 anos e suas famílias que são beneficiados com atividades sócio culturais de maneira totalmente gratuita, recebendo uniformes, material didático.

Para que isto tudo aconteça contamos com uma equipe de 15 pessoas, envolvidas com esta causa. Uma equipe multidisciplinar que desenvolve bons hábitos junto as crianças com higiene como lavar as mãos e cuidar dos dentes. Também contamos com a distribuição de gêneros alimentícios que são compartilhados com seus familiares.

Acreditamos na família como base indispensável neste processo transformador. Dessa forma temos como objetivo promover o empoderamento dela e o fortalecimento dos vínculos familiares. Atuamos no acompanhamento psicossocial das famílias atendidas, com visitas domiciliares, palestras e ações sociais. Dessa maneira cada pessoa beneficiada encontra apoio para se tornar protagonista da sua história. Histórias marcadas com grandes obstáculos mas principalmente pela superação e força de vontade. São mais de 80 famílias beneficiadas e que tem a oportunidade de transformar suas vidas.

Sua doação é o ponto de partida e a ferramenta chave que o Projeto Mãos Solidárias possa manter estes programas oferecidos a cada criança e adolescentes.

Ajude a manter vivo o sorriso destas crianças!

Atendemos a 230 crianças e suas famílias

230
Crianças
120
Famílias
840
Horas
presidente

Palavra da presidente

Responsabilidade social é nossa missão de vida

Vivemos em um momento de grandes incertezas econômicas que agravam as problemáticas sociais, e que atingem, de forma mais significativa, as comunidades das periferias das cidades. Vemos, nesse cenário que se apresenta, alternativas para transformar esta realidade e mudar a vida de gerações. Observando as demandas sociais, desenvolvemos ao longo dos anos, projetos e programas visando promover o desenvolvimento social na comunidade do Sol Nascente, promovendo ações de educação, capacitação, esporte e cultura, elementos centrais para a mudança de olhar dessas comunidades.

As nossas conquistas demonstram a cooperação e o esforço de muitos, mas principalmente, reconhece o investimento social como um instrumento importante para a transformação de vidas. É devido ao envolvimento contínuo e ao amor de nossos mantenedores que todas as nossas ações foram viabilizadas. A eles o nosso reconhecimento!! Mas sabemos que o retorno maior é o impacto na melhoria da vida de muitas crianças e jovens e suas famílias. Com satisfação, compartilhamos os resultados de nossas iniciativas no compromisso de proporcionar a participação da sociedade em ações de responsabilidade social e no cumprimento da nossa missão de vida!

Laura de Souza Romão

Forma de atuação

Somos uma instituição comunitária que realiza ações visando promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade social. Para isso, desenvolvemos programas de assistência social junto à comunidade, voltados ao atendimento às famílias moradoras do Sol Nascente, sendo desenvolvido atendimento as crianças e adolescentes, acompanhamento familiar, geração de renda, inclusão social e digital, atendimento psicológico, pedagógico, qualificação profissional, oficinas, além de ações voltadas a distribuição de alimentos, material escolar, agasalhos, móveis e eletrodomésticos.

No ano de 2018 a instituição manteve cadastradas cerca de 180 famílias assistidas. Teve permanentemente 210 crianças e adolescente matriculados em atendimento de caráter continuado. Conforme exigência legal e para atendimento adequado e qualificado, a instituição conta com: assistente social, pedagoga, oficineiros (música, arte, dança, esportes, teatro, cozinha e informática), além das recreacionistas para as crianças da Associação.

A instituição conta ainda com o projeto de cursos de estética, onde as participantes aprendem um novo ofício que poderá contribuir para a sua vida pessoal e/ou profissional lhe proporcionando possibilidade de geração de renda e autonomia financeira. Neste projeto as participantes aprendem técnicas de maquiagem, cabelo, designer de sobrancelhas. Atualmente se mostra de grande relevância social e pública o papel que a Associação Mãos Solidárias desempenha junto à comunidade atendida, uma vez que o foco de atuação se dá em uma região de extrema carência da cidade de Brasília.

Seleção dos participantes/execução e monitoramento

Os pais interessados em colocar seus fi lhos para participar das atividades propostas pela Associação Mãos Solidárias, deverão ser residentes da comunidade Sol Nascente e ter seus filhos regularmente matriculados em uma escola da região. As atividades serão realizadas sempre nos dias e horários pré-agendados e para permanecer participando, é necessário ter um mínimo de 80% de frequência nas atividades realizadas, caso as faltas excedam a porcentagem estipulada, sem nenhuma justificativa, a vaga será ofertada para outra criança com os mesmos requisitos de moradia e escolaridade, citados acima.

No caso de cursos profissionalizantes, a interessada deverá além de ser moradora da comunidade, preencher uma ficha de inscrição mostrando o interesse em participar, as vagas serão limitadas de acordo com a profissional responsável pelo curso e o espaço utilizado, para garantir a qualidade do mesmo. Os dias da semana e horários serão definidos previamente e divulgados juntamente com a oportunidade do curso, ao final terá certificado de conclusão para as participantes.

Infraestrutura da entidade

A instituição possui 05 espaços para desenvolvimento das atividades, todos são locados e com contrato até 2021, cada espaço possui cerca de 80 metros de área.

Capacidade de atendimento

O projeto Mãos Solidárias possui capacidade de atendimento para 230 crianças em atividades regulares, que são realizadas nos períodos matutino e vespertino, em contra turno escolar, conforme citado anteriormente. Quanto as atividades feitas de forma esporádicas, como os cursos profissionalizantes, a turma varia de 20 a 40 mulheres.

Abrangência territorial

A Associação Mãos Solidárias, atendeu, em 2018, a 230 crianças e adolescentes, residentes da comunidade Sol Nascente Trecho III, em Ceilândia Sul – Brasília – DF, na faixa etária de 4 a 17 anos, de ambos os sexos. Por enquanto o projeto, é apenas local, dentro da região acima citada.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento da Associação é de segunda à sábado de 8h às 11h no turno da manhã e de 14h às 17h no turno da tarde. Pratica-se um padrão de cronograma diário, com carga horária de 30 horas semanais por turno. Em janeiro e julho a Associação entra em recesso.

Origem dos recursos

Dentro da Associação, são realizadas diversas ações por meio de parcerias, que permitem que a Instituição receba doações financeiras, de materiais de consumo e permanente através dos parceiros fixos e temporários. Trabalhamos para garantir perenidade à instituição e por isso estamos desenvolvendo linhas de atuação vinculadas à mobilização de recursos a médio e longo prazo. Como por exemplo a participação em chamamentos públicos de âmbito governamental e privados.

Objetivos da entidade

Objetivo geral

Implementar ações na área de Assistência Social, a fim de promover o bem-estar e melhoria da qualidade de vida das famílias assistidas, que vivem em estado de vulnerabilidade social, procurando garantir a proteção à família, à infância, à adolescência, bem como o amparo, atendendo a todos que dela necessitam.

Objetivos específicos

► Realizar acompanhamento as famílias que vivem em estado de vulnerabilidade social, a fim de verificar a situação familiar e desenvolvimento das crianças e adolescentes;

► Dar orientações e realizar encaminhamento a rede sócio assistencial a fim de garantir os direitos sociais, civis e políticos;

► Promover ações visando o bem-estar das famílias carentes da comunidade Sol Nascente, através de doações de alimentos, roupas e agasalhos, quando necessário;

► Resgatar a cidadania daqueles que vivem à margem da sociedade, dando uma oportunidade para que voltem a participar ativamente da comunidade;

► Acolhida e atendimento no turno inverso da escola, criança e adolescentes (de 6 a 15 anos) em vulnerabilidade social, promovendo o desenvolvimento da cidadania e a inclusão social;

► Possibilitar a inclusão digital de crianças, adolescentes e adultos propiciando o aprendizado, a qualificação profissional, bem como a melhoria da qualidade de vida;

► Dar encaminhamento para tratamento e recuperação daquelas pessoas que possuem algum vicio de drogas, sejam licitas ou ilícitas;

► Desenvolver uma consciência ecológica e de cidadania nas crianças, adolescentes e familiares;

► Desenvolver atividades que estejam pautadas nos interesses, estimulação e desenvolvimento dos sujeitos assistidos;

► Auxiliar a rede socio-assistencial da comunidade na solução dos problemas de nossa sociedade.